COVID-19: Informação de leitura fácil sobre o coronavírus em várias línguas


 




Imagem de pessoa a espirrar.



  • O Coronavírus é um vírus que apareceu na China.

  • Espalhou-se para muitos países da Europa e do resto do mundo.

  • O Coronavírus provoca a COVID-19.

  • A COVID-19 é a doença provocada pelo nome Coronavírus.


Imagem de pessoa com febre e tosse.


As pessoas com COVID-19 podem ter:



  • febre alta (mais de 38,5º);

  • tosse;

  • dificuldade em respirar.


Imagem de pessoa a ligar para o SNS.



  • Pode sentir tudo isto e não ter COVID-19.

  • Pode ser só uma gripe.

  • Mas deve ligar para a linha de saúde 24 do seu país e dizer o que sente.


Imagem de lavagem de mãos.


Imagem de lenços de papel


Deve tomar alguns cuidados para não ficar doente com a COVID-19.


Por exemplo:



  • Lave as mãos muitas vezes com água e sabão pelo menos durante 20 segundos.

  • Não toque na cara com as mãos sem as ter lavado antes.

  • Tussa e espirre para um lenço de papel e deite o lenço fora imediatamente.


Imagem de leitura fácil



  • A situação da COVID-19 não é a mesma em todos os países.

  • Os Governos de cada país estão a tomar decisões diferentes.

  • Muitas organizações que trabalham com pessoas com deficiência intelectual  estão a dar informações sobre a COVID-19 em leitura fácil e em várias línguas.


Imagem com símbolo sobre chamada de atenção



  • Inclusion Europe pede-lhe que não entre em pânico e que não acredite em tudo o que vê e lê nas redes sociais.

  • O melhor a fazer é ouvir o que dizem os profissionais de saúde sobre a COVID-19.


 


*Este texto foi traduzido e adaptado com a autorização da Inclusion Europe. A versão original pode ser lida AQUI.


Comentários